Adriana Rodrigues Pereira De Souza

Nome Em Citações: Souza, A. R. P.
Titulação: Mestrado
Unidade: Campus Campina Grande
Grupos de pesquisa
Inovações Pedagógicas
Competências

O pesquisador ainda não cadastrou suas competências.


Gráfico de Produção Bibliográfica
Produção Bibliográfica
Trabalhos em eventos (50)
  • (1995) Uma abordagem enunciativa e discursiva da transitividade indireta
  • (1995) Transitividade indireta: uma questão enunciativa e discursiva
  • (1995) O vanguardismo dos poetae novi e o lirismo da poesia de catulo
  • (1996) A realização do verbo dar no imaginário social
  • (1996) A transitividade verbal nas aulas do telecurso 2000
  • (1996) A realização do verbo dar sob a ótica dos discursos religiosos, ético e moral
  • (1996) Diferentes interpretações semânticas da transitividade verbal: uma abordagem discursiva
  • (1997) Posvérbio e discurso: uma perspectiva semântica
  • (1997) O 'pósvérbio' na língua portuguesa: uma abordagem semântica
  • (1998) O aspecto discursivo na construção da referência
  • (1998) Demonstrativo e discursividade em editoriais do diário da borborema e do jornal da paraíba
  • (1998) O demonstrativo na construção da referência: uma abordagem discursiva
  • (1999) O escopo da negação em português: uma abordagem semântica
  • (1999) O escopo da negação em português: uma abordagem semântica
  • (2005) Progressão curricular no livro didático de língua portuguesa: uma análise sobre o ensino do gênero carta
  • (2005) Progressão curricular no livro didático de língua portuguesa: uma análise sobre o ensino do gênero carta
  • (2005) Negação e discurividade em textos publicitários
  • (2006) Negação e interdiscursividade em textos publicitários
  • (2006) A interdiscursividade de construções negativas em textos publicitários
  • (2007) Os genéricos e os similares sob a prescrição dos originais: uma análise discursiva da negação em anúncios publicitários
  • (2007) Discursividade de construções negativas em textos publicitários
  • (2008) A construção do dizer oposição na publicidade político-eleitoral: uma análise discursiva
  • (2011) A construção da imagem feminina na campanha eleitoral de dilma rousseff
  • (2011) A construção da identidade do homem nordestino em spots de rádios am e fm: uma análise discursiva
  • (2011) A construção de imagens identitárias da loira no gênero videoclipe
  • (2011) A construção discursiva de 'brasilidade' em textos publicitárioa da cerveja brahma
  • (2011) As representações sociais e históricas no humor das publicidades da empresa telefônica oi
  • (2011) Representação do feminino em textos publicitários das lojas c&a e riachuelo: uma análise discursiva
  • (2011) (inter)discursividade e representações sociais nos textos publicitários das lojas c&a e riachuelo
  • (2011) A construção da identidade nacionalista em textos publicitários de cerveja
  • (2011) (inter)discursividade e intertextualidade bíblica em textos publicitários
  • (2011) Sexualidade e mídia na construção de imagens identitárias da loira: uma análise discursiva
  • (2011) (inter)discursividade e humor nas publicidades da empresa telefônica oi
  • (2011) Representações identitárias do homem nordestino em spots de rádios am e fm
  • (2011) A (re)construção identitária da imagem feminina na publicidade eleitoral de dilma rousseff
  • (2012) (inter)discursividade e efeitos de sentido nas representações identitárias do homem nordestino em mídias radiofônicas
  • (2013) (inter)discursividade e representações sociais do feminino nos textos publicitários da loja c&a
  • (2013) As representações identitárias do homem nordestino em publicidade radiofônica: uma análise discursiva
  • (2013) Nas ondas da ressocialização: uma análise do discurso publicitário em spots do programa começar de novo do cnj
  • (2013) Humor no rádio: uma análise do discurso publicitário em spots da tigre
  • (2013) A construção do sujeito ex-presidiário em propagandas do conselho nacional de justiça
  • (2014) Memórias e silenciamentos na publicidade institucional da revista veja
  • (2015) A redução da maioridade penal em textos publicitários: uma análise discursiva
  • (2016) A construção discursiva dos valores e efeitos de imbricamentos das marcas
  • (2017) #bebeuperdeu: uma análise discursiva das propagandas do ministério da justiça contra o consumo de bebida alcoólica
  • (2017) Sociedade do consumo ao espetáculo
  • (2018) Livros e cultura para a terceira idade: relato de uma experiência
  • (2021) Desafios da leitura e da formação de leitores em tempos d efake news
  • (2021) Processos discursivos na construção dos efeitos de verdade das fakes news e os desafios das práticas de comunicação
  • (2021) A discursividade na construção de efeitos de verdade em fakes news
  • Artigos (0)
    Livros (1)
  • (2012) Teorias linguísticas iii
  • Capítulos (1)
  • (2004) Negação em textos publicitários: uma abordagem discursiva
  • Texto, Jornal ou revista (0)
    Prefácios e Posfácios (0)
    Partituras (0)
    Traduções (0)
    Outras produções (0)
    Propriedade intelectual
    Softwares (0)
    Marcas e Patentes (0)
    Produtos Tecnológicos (0)
    Processos Técnicas (4)
  • ( 2016 ) Comissão especial de avaliação para a concessão do reconhecimento de saberes e competências (rsc), aos professores da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico da etrb
  • ( 2016 ) Comissão especial para avaliação do reconhecimento de saberes e competências - nível ii
  • ( 2016 ) Comissão especial para reconhecimento de saberes e competências (cersc)
  • ( 2016 ) Comissão especial para avaliação do reconhecimento de saberes e competências - nível ii
  • Trabalhos Técnicos (2)
  • ( 2016 ) Projeto pedagógico do curso técnico em edificações integrado ao médio
  • ( 2008 ) Elaboração do plano de ações articuladas (par) da educação de campina grande -pb
  • Apresentações Trabalhos (70)
  • ( 2022 ) Formação de leitores em tempos de fake news: discursividade na construção de efeitos d everdade
  • ( 2021 ) Desafios da leitura e da formação de leitores em tempos d efake news
  • ( 2021 ) Processos discursivos na construção dos efeitos de verdade das fakes news e os desafios das práticas de comunicação
  • ( 2021 ) A discursividade na construção de efeitos de verdade em fakes news
  • ( 2019 ) A memória discursiva e a construção dos efeitos de sentido
  • ( 2019 ) Gt discurso, memória e subjetivação
  • ( 2019 ) Gt gêneros textuais, suas multiplicidade e o ensino de língua materna
  • ( 2018 ) Livros e cultura para a terceira idade: relato de uma experiência foi apresentado no evento 8º congresso brasileiro de extensão universitária
  • ( 2017 ) O programa nacional do livro didático e a democratização da leitura
  • ( 2017 ) Heterogeneidade discursiva e a construção dos efeitos de sentido: o exercício da interpretação em sala de aula
  • ( 2017 ) Intertextualidade bíblica em textos publicitários: uma análise disursiva
  • ( 2017 ) Fala a minha língua: uma análise discursiva do uso de gírias nas propagandas do ministério da justiça contra o consumo de bebida alcoólica
  • ( 2017 ) As marcas da memória discursiva na construção do argumento publicitário
  • ( 2016 ) #mitououmicou: uma análise discursiva das propagandas do ministério da justiça contra o consumo de bebida alcoólica
  • ( 2016 ) A construção discursiva dos valores e os efeitos de sentido no imbricamento das marcas
  • ( 2016 ) Sociedade do consumo ao espetáculo
  • ( 2016 ) #bebeuperdeu: uma análise discursiva das propagandas do ministério da justiça contra o consumo de bebida alcoólica
  • ( 2015 ) A redução da maioridade penal em textos publicitários: uma análise discursiva
  • ( 2014 ) Memórias e silenciamentos na publicidade institucional da revista veja
  • ( 2013 ) A construção do sujeito ex-presidiário em propagandas do conselho nacional de justiça
  • ( 2013 ) (inter)discursividade e representações sociais do feminino nos textos publicitários da loja c&a
  • ( 2013 ) (inter)discursividade da publicidade institucional da revista veja
  • ( 2013 ) Nas ondas da ressocialização: uma análise do discurso publicitário em spots do programa começar de novo do cnj
  • ( 2013 ) As representações identitárias do homem nordestino em publicidade radiofônica: uma análise discursiva
  • ( 2013 ) Humor no rádio: uma análise do discurso publicitário em spots da tigre
  • ( 2012 ) (inter)discursividade e efeitos de sentido nas representações identitárias do homem nordestino em mídias radiofônicas
  • ( 2011 ) (inter)discursividade e intertextualidade bíblica em textos publicitários
  • ( 2011 ) (inter)discursividade e representações sociais nos textos publicitários das lojas c&a e riachuelo
  • ( 2011 ) A construção da identidade nacionalista em textos publicitários de cerveja
  • ( 2011 ) Representações identitárias do homem nordestino em spots de rádios am e fm
  • ( 2011 ) A (re)construção identitária da imagem feminina na publicidade eleitoral de dilma rousseff
  • ( 2011 ) (inter)discursividade e humor nas publicidades da empresa telefônica oi
  • ( 2011 ) Sexualidade e mídia na construção de imagens identitárias da loira: uma análise discursiva
  • ( 2011 ) A construção da identidade do homem nordestino em spots de rádios am e fm: uma análise discursiva
  • ( 2011 ) A construção de imagens identitárias da loira no gênero videoclipe
  • ( 2011 ) Representação do feminino em textos publicitários das lojas c&a e riachuelo: uma análise discursiva
  • ( 2011 ) A construção discursiva de 'brasilidade' em textos publicitários da cerveja brahma
  • ( 2011 ) As representações sociais e históricas no humor das publicidades da empresa telefônica oi
  • ( 2011 ) A construção da imagem feminina na campanha eleitoral de dilma rousseff
  • ( 2011 ) (inter)discursividade nas propagandas ?educativas? da revista veja
  • ( 2011 ) Os silenciamentos no discurso de responsabilidade social da loja riachuelo
  • ( 2011 ) A construção discursiva do sujeito ?ex-presidário? em textos publicitários
  • ( 2011 ) Responsabilidade social nas propagandas da coca cola: uma análise discursiva
  • ( 2011 ) Humor e efeitos de sentido nas publicidades educativas de trânsito: uma análise discursiva
  • ( 2011 ) Representação cultural da tradição como identidade do homem nordestino em spots da petrobras
  • ( 2011 ) Os efeitos de sentidos nos jogos interdiscursivos nas publicidades da forum
  • ( 2009 ) A construção do discurso de oposição na publicidade político-eleitoral
  • ( 2009 ) A oposição fala (... e silencia): negação e (inter)discursividade na publicidade político-eleitoral
  • ( 2008 ) A construção do dizer oposição na publicidade político-eleitoral: uma análise discursiva
  • ( 2007 ) Discursividade de construções negativas em textos publicitários
  • ( 2007 ) Os genéricos e os similares sob a prescrição dos originais: uma análise discursiva da negação em anúncios publicitários
  • ( 2006 ) Negação e interdiscursividade em textos publicitários
  • ( 2006 ) A interdiscursividade de construções negativas em textos publicitários
  • ( 2006 ) Projeto paz nas escolas - capacitação de professores
  • ( 2005 ) Progressão curricular no livro didático de língua portuguesa: uma análise sobre o ensino do gênero carta
  • ( 2005 ) Negação e discursividade em textos publicitários
  • ( 2004 ) Negação em textos publicitários: uma abordagem disucrsiva
  • ( 1999 ) O escopo da negação em português: uma abordagem semântica
  • ( 1998 ) O demonstrativo na construção da referência: uma abordagem discursiva
  • ( 1998 ) O aspecto discursivo na construção da referência
  • ( 1998 ) Demonstrativo e discursividade em editoriais do diário da borborema e do jornal da paraíba
  • ( 1997 ) Posvérbio e discurso: uma perspectiva semântica
  • ( 1997 ) O posvérbio na língua portuguesa: uma abordagem semântica
  • ( 1996 ) Diferentes interpretações semânticas da transitividade verbal: uma abordagem discursiva
  • ( 1996 ) A realização do verbo dar sob a ótica dos discursos religiosos , ético e moral
  • ( 1996 ) A realização do verbo dar no imaginário social
  • ( 1996 ) A transitividade verbal nas aulas o telecurso 2000
  • ( 1995 ) Uma abordagem enunciativa e discursiva da transitividade indireta
  • ( 1995 ) O vanguardismo dos 'poetae novi' e o lirismo da poesia de catulo
  • ( 1995 ) Transitividade indireta: uma questão enunciativa
  • Cartas Mapas Similares (0)
    Cursos Curta Duralção Ministrados (4)
  • ( 2017 ) Análise, elaboração do discurso político e sua semiótica
  • ( 2017 ) Análise, elaboração do discurso político e sua semiótica
  • ( 2017 ) Análise, elaboração do discurso político e sua semiótica
  • ( 2012 ) Oficina: contação de estória
  • Desenvolvimento de Materiais Didáticos ou Instrucionais (0)
    Editorações (2)
  • ( 2019 ) Dificuldades de aprendizagem da trigonometria
  • ( 2008 ) Vidas amargas
  • Manutenção em Obras Artísticas (0)
    Maquetes (0)
    Organização de Eventos (6)
  • ( 2019 ) Ii semana de estudos linguísticos e literários ifpb - sellif
  • ( 2019 ) V encontro de literaturas e culturas - enlic
  • ( 2017 ) I semana de estudos linguísticos e literários ifpb - sellif
  • ( 2017 ) Iv encontro de literaturas e culturas - enlic
  • ( 2006 ) I conferência municipal de esporte de campina grande
  • ( 2006 ) Curso de formação continuada para profissionais de apoio
  • Outras Produções Técnicas (4)
  • ( 2012 ) Projeto pedagógico do curso técnico em mineração do ifpb - campus picuí
  • ( 2012 ) Projeto pedagógico do curso técnico integrado em edificaçãoes do ifpb - campus picuí
  • ( 2006 ) Vestibular 2006 do centro de educação superior reinaldo ramos
  • ( 2005 ) Vestibular 2005 do centro de educação superior reinaldo ramos
  • Programas de Rádio ou TV (1)
  • ( 2011 ) O papel social da propaganda
  • Relatórios de Pesquisa (0)
    Orientações
    Orientações de pós-doutorado (0)
    Orientações de doutorado (0)
    Orientações de mestrado (0)
    Orientações de graduação (3)
  • LENÍCIO SOUTO NEIVA. REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DO HOMEM NORDESTINO EM SPOTS E JINGLES DE RÁDIO. Início: 2012. Orientações de Graduação (em COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - CESREI - CENTRO DE EDUCACAO SUPERIOR REINALDO RAMOS.
  • ANA CLÁUDIA DA SILVA SOUZA. (INTER)DISCURSIVIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO FEMININO NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS DA LOJA C&A. Início: 2012. Orientações de Graduação (em COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - CESREI - CENTRO DE EDUCACAO SUPERIOR REINALDO RAMOS.
  • CÍNTIA SOUZA MACIEL. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO (EX)PRESIDIÁRIO NOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS DO CNJ. Início: 2012. Orientações de Graduação (em COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - CESREI - CENTRO DE EDUCACAO SUPERIOR REINALDO RAMOS.
  • Orientações de aperfeiçoamento e especialização (2)
  • JOSIMERI MARIA DA COSTA SAMPAIO E SILVA. A OPOSIÇÃO FALA: A CONSTRUÇÃO DO DIZER OPOSIÇÃO COMO MARKETING POLÍTICO-ELEITORAL. Início: 2007. Orientações de Aperfeiçoamento/Especialização (em Especialização em Marketing e Propaganda Eleitoral) - Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos - CESREI.
  • MARIA DE LOURDES FERREIRA DA SILVA. FRACASSO ESCOLAR: MÚLTIPLOS OLHARES. Início: 2004. Orientações de Aperfeiçoamento/Especialização (em Especialização em Educação: Formação do Educador) - Universidade Estadual da Paraíba.
  • Projetos
    Projetos de pesquisa (3)
  • ( 2009 - 2012 ) Discurso, mídia e identidade
  • ( 1997 - 1998 ) Formas discursivas do letramento
  • ( 1993 - 1997 ) Programa especial de treinamento - pet letras
  • Projetos de extensão (1)
  • ( 2017 - 2017 ) Posso ler pra você? vivendo a inclusão por meio da leitura num centro para idosos
  • Projetos de desenvolvimento (0)
    Outros projetos (1)
  • ( 2016 - 2016 ) Projeto pedagógico do curso técnico em edificações integrado ao ensino médio